domingo, 10 de março de 2019

Sobre amar, casar e ser submissa



É a igreja que prova para o mundo que Deus existe. Nós somos o letreiro de Deus.
A forma de imitar a Deus, a forma de amar, é você se entregar em amor pelo seu irmão.
A igreja foi chamada para ser a consciência do mundo. O problema é que queremos ser a polícia do mundo e isso não traz relevância pra vida de ninguém. Não atinge ninguém que está próximo de nós. Ser luz significa que as pessoas vão enxergar melhor a vida, melhor a existência com a nossa presença. Ser luz é ser isso. As pessoas passam a enxergar o mundo da forma correta, passa a ver a Deus no mundo, passa a ter referências no mundo, quando olha pra nós.

A vontade de Deus pra sua vida é: viva de modo digno da sua vocação de expressar a Deus no mundo, busque ser parecido com Cristo em tudo, continuamente, e seja um imitador de Deus dedicando sua vida aos irmãos em Cristo. A nossa vocação é expressar Deus nessa terra. Então vivam a partir disso. 

O coração grato é aquele que percebe em todas as circunstâncias que é possível ser grato a Deus. Temos que aprender a lamentar pela tragédia e o lamento é justamente que apesar da tragédia nos é possível reconhecer a bondade de Deus em nossas vidas, o cuidado de Deus por nós e reconhecer toda a dádiva que Deus espalhou em nossa vida. 

A maior evidência de que você é alguém cheio do Espírito Santo é a sua capacidade de se entregar e de servir ao seu irmão de maneira sacrificial. Você, no seu coração, tem uma disposição extraordinária em servir as pessoas. De considerar os outros superiores a si. Não é uma baixa autoestima. Mas é uma sujeição em humildade. Seguindo o mesmo exemplo de Cristo, que tinha tudo para se engrandecer, mas Ele preferiu servir até a morte. Se você afirma ser cheio do Espírito Santo, necessariamente a primeira característica que você deve ter é a disposição de servir o seu irmão.

O amor não faz o que eu quero e nem o que o outro quer. O amor faz o que é certo, e muitas vezes é não fazer a vontade do outro. Por causa da queda, as mulheres têm o desejo de controlar tudo. Isso é devido a natureza caída feminina. Porque ela quer influenciar e por isso, toma conta. E esse é o problema. Porque quando a mulher toma conta, ela esta corroborando com a maldição do Éden. Não tente tomar o controle da relação nas mãos, porque ao fazer isso, está fazendo a vontade da carne. Pra você ser cheia do Espírito Santo, deve abrir mão de buscar a liderança da relação. Isso que é ser submissa. 

A expressão de ajudadora significa que se a mulher não fizer parte do projeto, o homem não dá conta de sua missão. Sem a mulher ele é incompleto, ele não vai chegar lá. A missão do homem é glorificar a Deus em todos os aspectos da sua vida, e o casamento ser um retrato da família divina. Sem a mulher, isso é impossível. Sem o auxílio da esposa, o homem não vai glorificar a Deus. 

O homem ser o cabeça não é posição, é uma função. Ele é cabeça no mesmo agir de Cristo, quando ele age da mesma forma que Cristo agiu, que é: não servir a si mesmo, mas servir à esposa e à família. O ser cabeça é estar no serviço, no abrir mão de si, das suas vontades em prol da família e da esposa. 

O ceder mútuo, é assim que funciona os papéis, cada um no seu exercício, mas sempre com a perspectiva do servir ao outro. Em nenhum momento quer fazer a sua vontade egoísta, o parâmetro é o bem do outro, é o serviço.

O solteiro é casado com a comunidade. Se ele faz parte do Corpo de Cristo, o seu empenho está em satisfazer a comunidade. O solteiro precisa entender que casamento não é redentivo. Você não será plenamente realizado só se você se casar, isso é uma mentira. A sua redenção só acontece em Deus. É importante aproveitar o momento que você está sozinho para investir as suas energias em servir a igreja. No momento em que estamos sozinhos, é o momento de investirmos nossa vida no serviço. Celibato não pressupõe ausência de vontade de casar. Não é porque você escolheu não se casar, que tenha vocação para o celibato. 

Esse casamento da igreja com Cristo é exatamente o que João vê em Apocalipse. O casamento é muito mais do que estar junto com alguma pessoa, é algo que aponta, é um tipo daquilo que vai acontecer no final da história. No final da história, o noivo vai receber sua noiva. Cristo vai receber a sua igreja como esposa. E esse casamento se consumará, fechando a história na qual estaremos eternamente vivendo com Ele. 

Referência: Efésios 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário