domingo, 17 de março de 2019

O que te sustenta?



O nosso problema não é a falta de Deus. O nosso problema é colocar Deus no lugar errado. A religião pega um homem, uma mulher que quer a Deus, que acha que ama a Deus. Mas pega Deus como uma adição à sua vida "Vou dar a Deus aquilo que acho que Deus merece" Adiciona um valor, uma regra à sua vida. Na religião, a vida continua sendo sua.  Porque na religião, ela diz a respeito do que você faz pra Deus e não do que Deus fez por você. 

Efésios diz respeito de um plano, de um propósito, de uma mensagem, de algo que transformou a nossa vida, que se chama: o evangelho. Diferente da religião, o Evangelho transforma a minha vida e me da uma nova perspectiva. Ou seja, aquilo que a religião me adiciona como parte, o Evangelho transforma a parte por inteira. 

Casar é bom demais. Mas casar mal é extremamente o oposto disso. No entanto, não há nada que Cristo não possa transformar. Perder no Evangelho é ganho eterno. Mas ganhar fora do Evangelho é perda eterna. O filho é fruto do mandato de cultivar, de fazer uma sociedade, para a glória de Deus. Mas isso não aconteceu porque o homem quis a sua própria glória, no Gênesis. Por causa do pecado, obediência tem um sentido pesaroso. Por isso, Paulo nos manda obedecer "no Senhor". A obediência é algo natural. Até os filhotes de animais obedece ao círculo, as expectativas dos seus pais. 

O Evangelho é o que traz as nossas vidas uma nova ótica do que é uma relação verdadeira entre Pai e filho. Porque "no Senhor" implica que da mesma maneira que o filho obedece ao pai, todas as pessoas no Senhor, obedecem ao Pai. Super proteção aos olhos da palavra de Deus é falta de amor ao filho e muito amor próprio. Você querer que o seu filho se pareça com você é muito legal. Mas querer que o seu filho viva a sua vida, que você não viveu, é desumano. 

Honrar é amar, respeitar, servir e cuidar. Obedecer é justamente honrar na medida que o Pai deve receber. Deus criou a família como a célula primaria de uma sociedade para a glória de Deus. Se você quer nutrir seu filho com a palavra de Deus. Não adianta querer que isso seja natural para ele, se não é natural para você. A nutrição começa com o exemplo. Não tem segredo, tem exemplo. A criança não tem problema, a criança tem pai. 

A gente não precisa de uma escola crente, de uma igreja crente, precisamos de pais crentes. A gente vive o evangelho nas nossas casas e celebra o evangelho na igreja. O que cria transformação social é testemunho, constância, dia a dia. Precisamos ser sinceros com amor. Porque muitas das nossas relações são manipuladas pelos nossos interesses. A sua vida é pública, porque a sua fé é pública, porque o seu Cristo é público, porque Ele quer salvar as pessoas. Então, cuidado com o seu testemunho. 

A ameaça é um sinal claro de que não existe autoridade. Se você precisa impor autoridade sobre alguém, essa pessoa não te vê como alguém de liderança. Autoridade não se impõe. Autoridade é dada por Deus. Todo senhor, também é escravo de Cristo. Se você se enxerga como alguém superior, lembre-se: você é só um mordomo. 

O que nos cansa não é ser pai, marido, empregado, o que nos cansa é o pecado. É o pecado que destrói todas as nossas relações, a nossa forma errada de ver o outro. O que nos cansa é a forma que nos portamos nas relações, querendo devorar uns aos outros. Porque o trabalho foi feito por Deus, o casamento foi feito por Deus, a família foi feita por Deus. 

Temos a mania de achar que Deus vai mandar um anjo pra falar conosco. Deus usa qualquer um. Você pode estar ouvindo a palavra de qualquer pessoa, Deus entra e fala na boca dele e aquilo te toca, porque você quer ouvir Deus. E quando você quer ouvir a Deus, você ouve Deus. Não do jeito que você está esperando, mas Deus te responde, só não do jeito que você quer. Não é você que controla o jeito que Deus fala. Não queira ser usado por Deus, queira ser filho. E o fato de alguém ser usado não quer dizer que ele é de Deus, ele apenas foi usado. Porque usado, até quem não é de Deus, é, pra te falar. Porque Deus não vai deixar de falar com você. Deus fala é você que não quer ouvir. 

O que sustenta a igreja é a salvação, a Graça imerecida. A fé é na ressurreição. O que nos sustenta contra qualquer coisa filosófica que possa ter razão? A ressurreição. A única religião que acredita na ressurreição é a cristã, todas as outras são cíclicas. 

Se a teologia não mudar sua oração, ela não tem valor. Se tudo que você estuda, não muda o jeito de conversar com Deus, é só mais uma ciência qualquer. Quando você estuda de verdade sobre Deus, você começa a falar com Ele sobre aquilo que você estudou. 

Os ensinamentos apregoados na batalha espiritual causam os seguintes danos: gera incredulidade, escravizam corações, destroem sonhos, aniquilam famílias, envergonham e escandalizam o Evangelho. Porque faz o nosso Jesus ser um deus que se você não fizer a sua parte, ele não faz a dele. Que instiga a fazer um monte de coisas estranhas que não estão na Bíblia e é pura experiência. 

Referência: Efésios 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário