domingo, 31 de março de 2019

Por que você está vivo?



Quando você condena os outros, a si mesmo se condena. Você é culpado e será condenado porque comete os mesmos pecados de quem você julga. Toda a humanidade está debaixo do juízo de Deus. Deus vai julgar as pessoas de acordo com suas obras. As obras revelam a verdade do coração. As palavras enganam. Você não se livra do juízo de Deus apenas indo à igreja, usando um discurso moralista. Deus tolerou o pecado, porque ele queria levar as pessoas ao arrependimento.

Por que você está vivo? Por causa da bondade de Deus. Não despreze a bondade de Deus, porque é ela que te leva ao arrependimento. A sua desilusão não deveria ser com a igreja, mas consigo mesmo, porque você é tão errado quanto eles. A bondade de Deus nos conduz ao arrependimento. É isso que Ele quer de nós: arrependimento. É por isso que Ele tem sido tão bondoso e paciente conosco. Penitência não é um ato, mas um estilo de vida.

O juízo será imparcial, porque para Deus não há acepção de pessoas. Deus vai julgar não de acordo com a declaração da pessoa, com aquilo que ela professa, mas de acordo com o seu procedimento, as suas obras, suas decisões, suas escolhas, seus pensamentos, sua  maneira de viver. E a razão é porque Deus é justo.

A lei de Deus é a expressão de quem Deus é, da sua santidade, do seu amor, da sua misericórdia,  que Ele gosta e não gosta. Por isso, a lei vai servir de base para o juízo final. Ele vai julgar as nossas obras de acordo com a sua lei. Se fazemos o que ela manda ou se fazemos aquilo que ela proíbe. Deus é justo, Ele não vai cobrar algo que a pessoa não sabia. 

Em ambos os casos, judeus e pagãos serão condenados. Porque o judeu não anda de acordo com a Lei de Moisés e o pagão não anda de acordo com a luz que recebeu de Deus, perfeitamente. Se Deus vai julgar de acordo com o que cada um recebeu, nós vamos receber o julgamento mais severo, porque fomos os que mais recebemos a luz de Deus. Naquele dia tudo virá a tona. Todos os segredos escondidos do homem serão manifestos. Cristo haverá de julgar estes segredos. 

Se Deus não nos perdoar, se Deus não nos justificar, se Deus não agir e não tiver misericórdia de nós, seremos condenados e vamos perecer eternamente. É isso que é o evangelho: Deus vindo salvar uma humanidade perdida, condenada pela sua própria consciência, pelo seu próprio conhecimento, que caminha para a condenação conscientemente, sem poder alegar nada a seu favor. 

E esse Deus que não  tem obrigação de salvar ninguém, Ele misericordiosamente, se fez um de nós na figura de Jesus. Viveu como nós, cumpriu a lei perfeitamente e morreu na cruz pagando a nossa dívida. É por isso que precisamos falar do evangelho a todos os povos. Porque sem o conhecimento de Cristo eles estão completamente perdidos. São indesculpáveis diante de Deus. 

Deus deu a lei para os judeus, mas também deu os sacrifícios de animais, porque já sabia que eles quebrariam a lei. Guardar a lei não era seguir rigorosamente, com precisão, o que a lei mandava, mas entender o propósito da lei, que Deus é bom, que ele é gracioso, que eu sou pecador e não mereço nada Dele. Mas que Ele me oferece perdão, através do Messias. O verdadeiro judeu era aquele que entendia que o propósito da lei era apontar o Messias. O centro da lei era crer em Jesus. 

Deus não tem dois povos e nenhum tratamento diferenciado para eles. Ele só tem um povo, a sua igreja, que é composto de gentios e judeus. Mesmo que o judeu seja circuncidado, se não crer em Jesus Cristo, ele vai para o inferno. Mas quando ele crê em Jesus Cristo, ele se torna igreja e faz parte do povo de Deus. 

O batismo não vai salvar você. Você tem que se converter, e quando se converte a vida muda. Nosso coração tem que ser circuncidado, nosso coração tem que ser batizado. Quando o seu coração é circuncidado, há evidências e frutos de que Deus mudou o seu coração. O fato de que você não se lembra do dia da sua conversão não é importante, ás vezes é um processo. Mas é pelo fruto, pelo comportamento, pela maneira de viver, pelo coração submisso a Deus que mostra que você é salvo. Essa é a coisa mais importante da vida. 

Referência: Romanos 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário