domingo, 24 de março de 2019

O Evangelho é de Deus.


O Evangelho é de Deus.
O Evangelho é uma promessa feita no Antigo Testamento, que está sendo cumprida hoje.
O Evangelho é sobre uma pessoa: o Filho de Deus.
O Evangelho deve ser obedecido e crido por todos.
O Espírito da Santidade é: Jesus não pecou em todo o seu procedimento. Somente Deus não pode pecar em todo o procedimento.

Fé não é somente acreditar. Mas é obedecer quem nós cremos. É uma inclinação da nossa vontade. Deus não convidou Paulo a ser cristão. O chamado é uma compulsão de Deus. A graça é irresistível. Deus ama todas as criaturas. Mas quem Ele chamou, Ele ama de um jeito especial, com um amor redentor. O Evangelho nos chama para ser santos, não é para viver de qualquer maneira. A fé no Evangelho produz obediência. O Evangelho é poderoso não só para nos perdoar, mas para nos transformar também.

Devemos ser gratos a Deus pela expansão do Evangelho. O Reino de Deus é muito maior do que somente uma denominação. A palavra "Católica" significa que se estende ao mundo todo. Quem vive o Evangelho verdadeiramente se alegra com o progresso dos outros e ora pelos outros. Se você quer perdoar alguém, comece a orar por ela. Quando você ora por alguém, você quer vê-lo.

Quanto mais você conhece a Deus, menos arrogante você é. Não existe alguém pobre espiritualmente, que não tenha algo para dar. Alguém sempre irá se beneficiar da sua presença. Você não pode ser crente, se não tiver a comunhão dos santos. Quando a gente entende o amor de Deus, nos sentimos em dívida com os outros. Evangelização é um mendigo dizer ao outro onde encontrou pão.

Grego era a língua dos educados. Bárbaros eram quem não falavam grego. Só no Evangelho de Cristo, gregos e bárbaros podem encontrar salvação e misericórdia. Lendo essa passagem, Lutero deu início à reforma protestante (Sola Fé, Sola Graça, Sola Jesus).

Se todos estão salvos, pra quê salvação? Então a humanidade está perdida. Estão condenados porque não reconheceram a glória de Deus na natureza.
A diferença do cristianismo é que as outras religiões afirmam que somos bons. O cristianismo não! Você é pecador, você quebrou a lei de Deus e está sob a ira de Deus.
O Evangelho nos salva da culpa do pecado e nos coloca em paz com Deus; do poder do pecado e nos permite parar de pecar; da presença do pecado porque Jesus voltará! A maior manifestação do poder de Deus é transformar pecadores condenados em Filhos de Deus. O cristianismo é experimentar esse poder de Deus.

O cristianismo envolve experiências porque ele muda a sua vida. O poder de Deus nos chega por meio da fé. Fé é render-se a Jesus e colocar sua confiança completamente Nele e na sua obra na cruz. Reconhecer-se pecador e abraçar o Evangelho com o seu coração. Estar disposto a viver para Deus. 

Justiça é dar aquilo que o outro merece. Pecadores merecem ser condenados. Como Deus pode ser Justo e Justificador? Na cruz, Jesus tomou sobre si a Justiça de Deus. E Deus imputa em nós essa justiça. Ele transfere os méritos de Cristo para o pecador. Por isso, não há mais nenhuma condenação, porque Cristo a levou toda. 

Deus está irado. O ser humano sabe disso e sente culpa. Mesmo o homem mais distante tem consciência de que há um Deus e de que ele pecou contra Ele. Prova disso é a existência de religiões. O conhecimento de Deus é inato a todo ser humano. Ninguém nasce ateu. Deus é quem toma a iniciativa de se revelar a nós. Eu só posso olhar para a criação e reconhecer a Deus, porque a luz Dele já está dentro de mim. Deus manifesta a sua ira na nossa consciência. A ira Dele é contra a impiedade e perversão dos homens que detém a verdade. É justo que Deus esteja irado, porque o que se pode conhecer de Deus, Ele manifestou em nossa consciência e pela criação. Ou seja, não tem inocente diante de Deus.

As pessoas começaram a raciocinar sem a presença de Deus. Fora do conhecimento de Deus, não há como encontrar as respostas para todas as coisas. O Iluminismo foi contra as religiões e o controle da Igreja e criaram o racionalismo para encontrar respostas. E até hoje não encontraram essas respostas. Ao rejeitar a luz do mundo (Deus), o coração do homem se torna escuro, fica perdido, não sabe para onde vai. A humanidade perdeu o senso de auto-avaliação, abandonaram a verdadeira sabedoria: Deus. O homem é religioso por natureza. Se não adorar o verdadeiro Deus, ele vai criar um deus para adorar. Todo homem tem uma religião. Não tem como escapar.

Já nascemos com inclinações para o mal e desejos ruins no coração. Essa concupiscência faz com que o homem rejeite Deus desde o seu nascimento. Ninguém quer um Deus como o nosso Deus. Porque teria que se humilhar perante Ele e servi-lo. Ninguém é tão perverso quanto poderia ser, porque Deus refreia. Deus usa a polícia, o governo, a educação para reprimir a corrupção do seu coração. O Salmo 81 fala sobre isso! O castigo de Deus para a idolatria e para quem o rejeita, é entregá-los a essas mentiras, para que eles façam o que quiserem. Deus castiga os seus filhos, mas não castiga os filhos dos outros. Não somos bonzinhos. Nossa justiça é um trapo de imundície. Nosso coração é corrompido e não conseguimos controlá-lo. É Deus quem nos refreia, e não permite que sejamos mais perversos do que já somos. 

A homossexualidade é antinatural, portanto, errado, pecado. Deus nos deu um corpo e uma finalidade, que é um casamento monogâmico, entre homem e mulher. O que for diferente disso é desonroso. A lei de Israel não serve para a Igreja, porque é uma lei para a nação. Mas a lei moral de Deus permanece para sempre. Assim como adorar a criatura é uma perversão da revelação; a homossexualidade é uma perversão da ordem natural da criação. É resultado da corrupção do coração do homem, que está agora liberada porque a Graça de Deus foi rejeitada. Sexo e gênero são definidos no nascimento. Verdadeiros homens e verdadeiras mulheres.

Há perdão e libertação no Evangelho. Há mudança e transformação. Uma vez que você rejeita a luz de Deus, a sua mente entra em trevas, por mais que seja um intelectual. E não consegue responder as coisas mais simples da vida. Há uma condenação de Deus sobre o pecado. O mundo todo está condenado à morte (espiritual). 

O mundo se rebela contra a consciência no íntimo do seu coração a respeito da justiça e do juízo de Deus. Mesmo sabendo que será punido pelo pecado, o homem continua pecando, ignorando as consequências disso. Ele prefere o prazer de pecar, a ponto de escolher passar a eternidade no inferno. Em algumas situações, ficar calado é estar conivente. É preciso falar que não concorda com aquilo.

Referência: Romanos 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário