domingo, 13 de janeiro de 2019

O que Marcos tem a nos dizer?



O Evangelho é a melhor notícia, vindo da pessoa mais importante, sobre o assunto mais urgente para as pessoas mais carentes. Se você ver os quatro livros sobre a obra do Nosso Senhor, Marcos certamente se encaixa no filme de ação; Lucas se encaixa num filme dramático, melancólico, onde Jesus é mais humano; Mateus mostra um Rei que está cumprindo todas as coisas; e João é o Evangelho do romance.

Fé não é desejo insistente sobre alguma coisa. Fé é uma relação de confiança naquele que tem o poder de fazer o que quiser. E infinitamente mais do que pedimos e pensamos. Sempre que a multidão ficava em cima de Jesus, atrás de milagres, Ele se retirava para orar, porque Ele não veio ser um popstar. Se os seus planos forem um fim em si mesmos, então Jesus não passa de um meio e você está usando Jesus.

Você é incapaz de carregar a cruz, se você não se render a Jesus, se Jesus não regenerar o seu coração e você não for empoderado pelo Espírito Santo para viver essa vida de discipulado. O Evangelho não é algo que você vai conseguir lidar pelas suas próprias forças. Discipulado não é para ter aulas com Jesus, mas para andar com Ele a partir Dele.

Existem 3 maneiras de ganhar o mundo e perder a alma: quando buscamos a felicidade sem Deus ou quando usamos Deus para buscar a felicidade; quando buscamos salvação fora de Cristo e quando buscamos a realização em coisas materiais. O que precisamos entender é que não precisamos de mais nada a não ser de Jesus. Não existe esposa, marido, filho, pai, mãe, emprego, NADA, que nos dê a paz que só o relacionamento com Deus pode nos dar. Perder para Jesus não é ganhar o mundo, mas é ganhar o Criador do mundo.

Toda incredulidade demonstra egoísmo. Porque o mundo caído é o mundo dos homens que viraram as costas para Deus e quiseram ser seus próprios deuses. Fé nada mais é do que confiança. Se eu confio, eu descanso. Se eu confio, eu trabalho. É Deus que nos dá fé para crer Nele.

Orar não é para deixar Deus ciente. É para deixar você ciente de quem Deus é e de quem você é. Jejum é para alinhar o nosso coração ao coração de Deus. Jejum não é uma forma de conquistar as coisas. Cristão de verdade não se vangloria. Cristão de verdade se compadece do outro.

A mulher é metade do homem. Como se Deus dividisse o homem ao meio e dessa metade, fizesse a mulher. Não existe hierarquia, nem posição, mas existe função. Homem e mulher tem o mesmo valor diante de Deus, mas funções diferentes. A função do homem é morrer pela mulher. E a função da mulher é ajudar o homem a morrer por ela. A mulher deve ser tão cheia de Deus que o homem não vai hesitar quando precisar entregar a sua vida pela mulher. O propósito do casamento é expressar a essência de Deus. Porque a sociedade nasce da família. Deus é uma família.

A mensagem de Jesus não diz respeito ao que você faz por Ele. Mas do que Ele está fazendo por você. Sabe qual é a diferença entre Deus e nós? Deus é misericordioso. A única coisa que a religião gera é violência. Porque Jesus não tem nada a ver com ela. Ele é o Rei da Paz. Nosso problema é que rejeitamos o pecado e amamos os hereges.

Quando rejeitamos a nossa vocação de ser povo de Deus, estamos mostrando para o mundo que Deus é diferente do que Ele é. O nosso testemunho não é perfeição, é rendição. Quando eu sei que existe um Deus que governa todas as coisas e me governa, eu não tenho medo de admitir meus erros perante quem não serve a Deus, porque isso é um sinal de que Deus existe e de que Ele coordena a minha história. Quando o ser humano tenta controlar Deus, esse deus é um ídolo. O homem não pode atrasar, nem forçar Deus a fazer algo.

A cruz é escândalo para os gregos. Mas para nós que somos chamados, a cruz é o poder de Deus e sabedoria de Deus. Não é aquilo que você faz que te faz ser aceito ou não. Mas é o sacrifício e a ressurreição de Jesus que te dá uma nova chance todo dia. Só existe um pecado que pode te levar para o inferno: a incredulidade. A salvação não veio para levar as pessoas para o inferno. Mas para tirá-las de lá.

A nossa mensagem não deve ser baseada em retórica ou nos livros que lemos. Mas no que Jesus fez na sua vida. A mensagem de Jesus não depende do quão letrado você é, mas necessita de uma coisa só: fé.

Não adianta citar versículo para quem nem acredita que a Bíblia é verdadeira... Mas o que você vai fazer se Jesus realmente tiver ressuscitado?

A ressurreição faz a crucificação, a Bíblia fazerem sentido. E fecha as questões existenciais que o cristianismo pode responder de forma racional.

Referência: Evangelho de Marcos


Nenhum comentário:

Postar um comentário