domingo, 20 de janeiro de 2019

O que Lucas tem a nos dizer?



O Evangelho é a melhor notícia, vindo da pessoa mais importante, sobre o assunto mais urgente para as pessoas mais carentes. Um dos critérios de ser apóstolo é ter convivido e ser comissionado por Jesus. Os apóstolos lançaram os fundamentos da igreja cristã: a Bíblia. Era importante ter uma linhagem hereditária sacerdotal. Filho de sacerdote, sacerdote é. Jeremias quebrou esse paradigma e se tornou profeta contra a corrente.

Revelação é algo que Deus dá por si mesmo. Somente quando Deus se revela a nós, é que podemos conhecê-Lo. Jesus é uma relação de encontro. Ele nos encontra em lugares inusitados. A confiança é uma resposta. É um movimento, é um retorno. Fé não tem tamanho. Fé é fé. Não tem tamanho, mas tem maturação e constância. Tem fundamento. Sola Escritura é a fonte da fé. O centro da fé cristã se encontra em Jesus Cristo.

Um deus que é só soberano, é também tirano. Nosso Deus é soberano e está subsidiado em seus próprios atributos: amor, graça, misericórdia, bondade... Os planos de Deus acontecem no tempo Dele. Os métodos são inquestionáveis. Se for um sorteio para acontecer no tempo certo, que seja. 

Incredulidade é quando os meus desejos são a imagem e semelhança de deus. É te afastar de Deus a tal ponto que você acha que ele está errado. A fé passiva é aquela que você não faz nada. É a que o pastor te ensinou. Doença e Presença de Deus não são dissociadas. Bondade e tristeza não são dissociadas. 

Todos que tem contato com um anjo, sentem pavor imenso, diante da dimensão existencial desse ser. A ação de Gabriel é um movimento didático. Porque Deus disciplina quem ama. O anjo silenciou Zacarias. O silêncio não é um castigo. É um estado de contemplação que Deus coloca Zacarias. Deus tem prazer em misericórdia. O nome de Zacarias significa "Deus lembra". Ás vezes Deus precisa nos silenciar, para mostrar quem Ele é. Ás vezes é preciso silenciar os barulhos que nossa própria alma criou.

O que sai da nossa boca é o motivo da nossa alegria. E se Jesus tem algo com você, Ele fará de tudo para ser o motivo da sua alegria. O cântico do seu coração mostra o motivo da sua alegria.

A salvação não se perde. Uma vez salvo é salvo pra sempre. E o Espírito Santo vai trabalhando para você se tornar tudo aquilo que Deus sonhou. Você já foi salvo na eternidade, antes da criação do mundo. A cruz de Cristo foi a materialização do que tinha acontecido na eternidade, antes que houvesse luz. O sinal de que você é salvo é viver uma vida de santidade e justiça. Deus é tão bom que o trabalho Dele em você vai continuar independente de tudo de ruim que você tem. 

Uma pessoa santa é aquela que está em constante arrependimento. Ela tem noção de que está a todo o momento correndo perigo de não fazer a vontade de Deus. A chegada de Deus é inconfundível na vida de alguém. Não somos nós que fazemos a obra de Deus. Não temos competência para isso. É o próprio Deus quem realiza a sua obra através de nós. 

Você não serve a Deus porque quer ser aceito por Ele. Você serve a Deus porque Ele te aceitou. Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo é o maior mandamento porque esse mandamento retorna o homem à prioridade do relacionamento. Nós somos santos e buscamos cada vez mais a santidade não para que Deus nos aceite, mas porque Ele já nos aceitou.

Jesus cura não porque você tem a fé mais top do universo, mas porque Ele tem compaixão de você. E Ele também não cura porque tem compaixão de nós.

A coisa mais difícil é aceitar a Graça. Para aceitar a Graça, devemos nos reconhecer pecadores. E sempre pensamos: ah, mas não sou tão ruim quanto fulano. Você não é tão ruim, porque não te deram oportunidade. Deus não está permitindo que situações sejam criadas para que você caia.

Conhecer não basta. Temos que nos mover em direção a Deus, nos arrepender e reconhecer o poder de Deus. O natural é nos afastarmos de Deus, por causa do pecado. Aí Deus se fez homem, em Jesus, e vai atrás do homem. 

A única coisa que temos direito é o inferno. Porque o salário do pecado é a morte e todos pecaram. E tudo depois disso é Graça. Ser religioso é achar que qualquer ato seu, no final das contas, e o que vai determinar o seu relacionamento e aproximação com Deus.

Eu posso querer ter mais. Mas isso não poder ser a minha identidade porque a minha identidade tem que ser Jesus.  Se Jesus administra o meu coração, eu serei generoso. Se não, eu vou reter. Partilhe da sua pobreza. Ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar.

A mensagem de Jesus nunca agradará aqueles que querem dominar a sua própria vida. Você segue Jesus NÃO porque seu pai, sua mãe, seu marido segue Jesus. Você segue Jesus porque você segue Jesus. Não se deixe levar pelo efeito manada. Se você continuar se deixando levar, será levado para onde Ele não está presente.

Se brecha existe, o sangue de Jesus é ralo. Aquilo que sofremos hoje não é porque demos brecha, mas, primeiramente, é resultado do que estamos semeando; segundo, é resultado de um mundo caído. Todos nós estamos em um mundo caído. Todos estamos sofrendo a causa do nosso pecado. E nós também recebemos punição ou resultados de morte do todo.

Nossos atos estão muito pecaminosos, porque estamos no pecado. E não o inverso. O nosso problema é que queremos amar as pessoas, quando estamos evangelizando: esporadicamente. Não conseguimos pregar em casa com a nossa vida antes das nossas palavras. Aconteça o que acontecer, nada pode te tirar do lugar que Deus te colocou.

Embriaguez é tudo aquilo que nos entorpece em relação ao Evangelho. Se guarde para que o seu coração não fique embriagado. Cuidado para não se embriagar dos seus desejos.

A sua segurança deve estar em Jesus, porque Ele é a sua salvação. Mesmo salvo você pode ter uma vida medíocre.  Jesus não nos convida para uma vida melhor. Ele nos convida para uma vida excelente. Nenhum sofrimento é eterno. Ele está voltando. Toda a Terra verá a salvação de Deus. Porque toda a terra será restaurada.

Aglomeração não é sinal de comunhão. Só há comunhão se houver luz entre os reunidos. A gente não tem prazer na humilhação e servidão. Queremos ser superiores aos outros. 

Para o cristão, a cruz e morte é o centro de sua perspectiva de vida. O caminho de obediência a Deus vai contra a naturalidade do homem, e dói profundamente a Deus, porque vai contra o que é natural. Por isso, obedecer a Deus é uma chamada a carregar a cruz. A centralidade do Evangelho é a cruz, é a morte. Mas o ápice é a ressurreição.

Deus merece a Sua Glória. Mas Ele abre mão disso para viver um caminho de servidão, para nos chamar a fazer o mesmo. Deus não é apático! Deus se compadece. Ele adentra na realidade do outro e está com ele durante o processo (compaixão). Mas a gente não consegue lidar com um Deus que participa dos nossos sofrimentos. O sofrimento do cristão, que está sob o senhorio de Cristo, está debaixo dos seus cuidados. O sofrimento é realidade da humanidade caída, que vai sofrer, não importa o quão bom você seja. O sofrimento é a distância entre os nossos desejos e a nossa circunstância. A gente continua nessa murmuração ambulante porque não entende o que Jesus fez na cruz.

Quando Jesus pede comprometimento, pede para ser comido/bebido. Quando comemos somos nutridos. A ponto da vida de Jesus ser a nossa de dentro pra fora. A ceia é isso. Ou tem parte com Jesus, ou não tem. O jejum é uma disciplina espiritual em tempos de saudade, porque o Noivo nos foi tirado. 

Deus não nos tira da peneira. Mas fortalece a nossa fé para que a gente passe por ela. A oração só começa de verdade quando você está totalmente rendido ao Senhor, a ponto de ficar de joelhos, e Ele tem o seu coração nas mãos. A oração é um ato de submissão. Oração é quando você se coloca a disposição de sofrer o que for necessário para fazer a vontade de Deus. Deus enxerga além da curva. Quando oramos, o sofrimento se torna uma leve tribulação. Necessitamos de constante oração, para que não sejamos levados pelos desejos do nosso ego.

Deus não te fez para ser feliz. Deus te fez para ter um relacionamento em paz com Ele. E a nossa felicidade não está naquilo que você acha que é felicidade, mas no relacionamento com Ele. E aí a sua soberana vontade se faz na minha vida. O que diferencia um cristão de um não cristão é a resposta que ele dá a Deus quando está de joelhos pelas pessoas que o machucaram.

Jesus não morreu porque é vítima do sistema, porque estava lutando pelos oprimidos, porque não concorda com os poderosos ou porque é um revolucionário. Ele não é vítima de nada. "Ele não agradou o mundo" porque não quis. Ele não veio para agradar o mundo. Ele veio para agradar a Deus. Quem crucificou Jesus não foi Pilatos, o Sumo Sacerdote ou os judeus. Fomos nós! Era pra nós sermos crucificados. Jesus não foi entregue. Ele se entregou. A cruz é a nossa vitória.

Se Jesus é um alvo para ser atingido, você vai se dar mal. Mas se você o tem como Justificador que vai te guiar nesse caminho, você está na Graça de Deus. Jesus não salva quem não reconhece sua culpa. A salvação não vem por força, mérito, raça, status. Somente quando enxergarmos que aquele criminosos éramos nós. Se você reconhece Jesus, e vive nessa aliança, você recebe a mesma palavra.

O cara fez tudo errado a vida inteira. Por um momento ele enxergou a realidade. E Jesus o tomou para si. O reino de Deus não tem fila de espera. O reino de Deus é realidade para todo o mundo que reconhece Jesus.

Referência: Evangelho de Lucas


Nenhum comentário:

Postar um comentário