domingo, 30 de junho de 2019

Fazer ou não fazer planos, eis a questão



Embora tenhamos que respeitar a consciência dos fracos, não podemos deixar que a consciência dos fracos ditar a ética da igreja, senão a gente vai virar uma seita e vamos perder a nossa liberdade em Cristo, pela qual os apóstolos e mártires tão duramente batalharam e pela qual morreram, inclusive. Nós devemos suportar, agradar e acolher esses irmãos. Mas também ajudá-los a amadurecer na fé para que eles próprios desfrutem da liberdade que há em Cristo Jesus. 

As Escrituras foram dadas por Deus para que fôssemos instruídos, ensinados e edificados. Portanto, é nosso dever estudar essa revelação. Fazer dela o centro da nossa vida, guiar-nos por ela, amá-la, memorizá-la, tomar decisões com base nela. 

Jesus Cristo é apresentado na Bíblia não somente como nosso Salvador, mas também como exemplo e modelo de como devemos agradar o Pai. Há um sentido em que nós não podemos imitar Jesus. Ele não tinha pecados para confessar, não tinha consciência de culpa, Jesus não precisava de um mediador. A religião de Jesus não era o cristianismo, era a religião da perfeição, lá do paraíso, antes da queda. Mas podemos imitá-lo na sua humanidade em que ele se submeteu à vontade do Pai. Ele viveu para a Glória de Deus. Nesse sentido, a Bíblia o coloca como modelo para nós. 

O seu alvo na vida é desfrutar de toda a liberdade que Cristo te dá ou você pensa em ajudar o seu irmão, especialmente os que tem mais dificuldade? Nós devemos colocar o amor ao próximo em primeiro lugar. Cristo não buscou agradar a si mesmo, mas as injúrias que injuriavam a Deus caíram sobre Ele, e isso deve nortear os nossos princípios. 

Crer em Jesus é obedecer a Deus! O ministério de Paulo era trazer os gentios à obediência, que eles se arrependessem dos seus pecados, largassem os seus deuses, abandonassem a sua falsa religião e obedecessem ao desejo de Deus que é crer em Jesus Cristo como o Filho de Deus, o Salvador do mundo.

Essa é a vontade de Deus para todos: que se arrependam e creiam no Seu Filho. Ser crente é a mesma coisa de ser obediente. 

Fazer planos é perfeitamente legítimo e até mesmo desejável. Não devemos deixar que a confiança na providência e na soberania de Deus nos leve a conclusão errada de que planejar vai contra a Soberania de Deus. O fato de que Deus é Soberano, que ele governa todas as coisas, decretou tudo antes da existência do mundo, não quer dizer que não podemos fazer planos. Mas devemos sim, planejar: quais são os meus objetivos, os meus alvos, o que Deus quer pra mim nesse mundo de que maneira vou chegar lá, que recursos eu tenho, como vou gastar o meu dinheiro, como vou desenvolver a minha carreira... É assim que Ele determinou que nos abençoaria. Ele quer que façamos planos, que calculemos os custos, façamos orçamento, que tenhamos metas, estratégias, alvos...

Além de fazer planos, temos que orar ao nosso Deus para que esses planos sejam realizados. A oração é uma luta. Exige disciplina, perseverança, fé em Deus. É por isso que precisamos orar juntos com os irmãos, porque lutamos melhor em bando. Por isso é importante, orar com seu marido, sua família, seus amigos, em toda oportunidade que tiver pedir orações, porque é uma luta espiritual. E nós precisamos enfrentar essa luta não sozinhos, mas como igreja, como irmãos em Cristo, levando os fardos uns dos outros. 

Devemos expressar nossa gratidão, em termos financeiros, àquelas pessoas que Deus tem usado para nos abençoar. É justo que os membros da igreja contribuam financeiramente para manutenção do trabalho da igreja, missionárias, sociais. Se somos abençoados espiritualmente, nós retribuímos financeiramente. 

Quais são seus planos para a sua vida? 
Viver desordenadamente sem um rumo, sem um alvo, sem objetivos, vai contra a vontade de Deus. Deus nos deu saúde, Deus nos deu talento, Deus nos deu recursos, Deus nos deu dons. Você pode achar que você é insignificante, que não tem recursos financeiros, que você não tem saúde, que você não tem mais idade, mas nenhuma destas coisas é empecilho para que você tenha objetivos na sua vida. Nem que seja: se não posso fazer nada, eu serei um guerreiro em oração. 

Romanos 15


Nenhum comentário:

Postar um comentário