domingo, 9 de junho de 2019

A vontade soberana de Deus


 
Quando a nossa mente é realinhada para pensarmos conforme a Palavra de Deus, nós podemos experimentar a boa vontade Dele. A vontade de Deus é aquilo que Ele soberanamente estabeleceu e deseja para todos os seus filhos, a princípio revelado nas Escrituras, mas também o plano que ele tem para cada um de nós individualmente. A vontade de Deus, na Bíblia, se refere a duas coisas: 

A primeira é aquela vontade de Deus que foi revelada na Escritura: não é uma vontade secreta de Deus, é o plano que Ele tem para cada pessoa, é a vontade pública de Deus, já está na Escritura, não é necessário pedir que Ele lhe mostre isso. Por exemplo: a santificação.

Mas existem também a vontade secreta de Deus, que são os planos que ele tem pra mim e pra você, individualmente. É o que a gente chama de providência de Deus, que geralmente é oculta e a gente só sabe quando ela acontece. Por exemplo: com quem eu vou casar, que emprego vou ter, onde eu vou morar...

A medida que renovamos a nossa mente, nós vemos como aquela vontade de Deus está resumida nas suas misericórdias, como ela é boa, perfeita e agradável. E como através dela, eu posso tomar as decisões corretas e assim experimentar na minha vida, nas minhas escolhas, o plano de Deus particularmente para mim. Ou seja, o que Deus quer que eu faça em cada situação a partir dessa vontade revelada nas Escrituras Sagradas. 

Experimentar essa vontade significa conhecê-la, entendê-la, prová-la e portanto experimentá-la, senti-la, entender que você está fazendo aquilo que Deus deseja. Essa vontade é boa, porque Deus sempre busca o bem dos seus filhos; é perfeita porque não há erro nenhum, engano nenhum nos planos de Deus; e é agradável porque satisfaz a nossa mente e o nosso coração. 

Com base nas misericórdias de Deus, ofereça o seu corpo em sacrifício a Deus, que é o culto racional. Na prática significa: não deixar se moldar pelo mundo e ser transformado. Essa transformação é feita pela renovação da sua mente, e fazendo isso você vai experimentar a vontade de Deus no seu dia a dia, a vontade que é boa, perfeita e agradável. 

Nos apeguemos ao que ensina a Palavra de Deus, porque a nossa esperança não está aqui nesse mundo, mas na eternidade. 

Romanos 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário