domingo, 19 de maio de 2019

A Soberania de Deus e a responsabilidade humana




"Se Deus acertou na escolha do método PERFEITO para a salvação do homem, poderia errar no ALVO?"

Paulo pregava que o Templo não era mais o local pra Deus ser adorado, porque nós somos o templo. Deus não habita mais templos feitos por mais humanas. O povo de Deus é o templo que o Senhor habita. O Espírito Santo testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Todo crente verdadeiro tem uma consciência iluminada pelo Espírito Santo. E o Espírito Santo diz ao crente quando ele tá falando a verdade e quando ele tá mentindo. Se a luz vermelha não acende na sua consciência quando você diz uma mentira alguma coisa tá errada. Porque o Espírito Santo testifica com a consciência do cristão. Então você sabe quando está mentindo. O Espírito Santo diz a você.

Rejeitar a Cristo trará como consequência perdição eterna. É isso que fazia Paulo chorar por seu povo. Paulo sabia que ao rejeitar a Cristo os judeus estavam perdidos. Os judeus receberam privilégios mas esses privilégios em si não garantem a salvação se eles não crerem em Jesus Cristo. Se o judeu não crer em Jesus, como seu senhor e salvador, e da mesma forma você e eu e qualquer outra nacionalidade nos estamos perdidos nas nossas ofensas e pecados. Não há redenção a não ser mediante Jesus Cristo. Não há outro caminho ou outra possibilidade.

Deus sempre teve somente um povo. Na antiga aliança era o Israel dentro de Israel, nova aliança é a igreja de Cristo. Sempre foi o mesmo povo, a mesma aliança, os mesmos sacramentos. Na antiga aliança era o sábado, Páscoa e circuncisão. Na nova aliança é domingo, batismo e ceia. Apenas mudou a forma pra ser mais abrangente mas sempre foi a mesma aliança, o mesmo povo, o mesmo culto. Ou seja, a Palavra de Deus não falhou. Porque o compromisso de Deus era com esse povo que Ele tinha escolhido dentre a nação de Israel: o remanescente fiel. O compromisso com Deus é com os seus eleitos e não com os descendentes físicos de Abraão.

Deus chama quem Ele quer. E esse chamado não é baseado em obras, em quem merece ou quem é melhor do que o outro. É baseado na Soberania de Deus. A Bíblia ensina claramente a soberania de Deus na salvação do homem. 

Deus é injusto porque amou a Jacó e odiou a Esaú? Não! Porque tem misericórdia de quem Ele quiser porque Ele é Deus e endurece a quem Ele quer. E Ele não está sendo injusto ao fazer isso porque aqueles que Deus endurece, já estavam endurecidos antes. 

Nós podemos até dizer que não concordamos ou que não entendemos, mas uma coisa você não pode dizer: que não é bíblico.

Quando compreendemos essa doutrina da soberania de Deus para a salvação do homem, essa verdade nos humilha diante de Deus, porque não depende de mim ou de quem merece, mas de Deus usar de misericórdia. Você não pode se converter quando você quiser, porque não depende de quem quer ou de quem corre. O momento de se converter é quando Deus mostra a Sua misericórdia e a Palavra Dele está sendo pregada e você é confrontado esse é o momento de se arrepender e crer. Não há nada que nos tire mais a arrogância e a justiça própria do que essa doutrina. 

O plano da redenção da humanidade termina com a glória de Deus sendo revelada, mostrando a Sua misericórdia, graça e bondade naqueles que Ele salvou de entre a humanidade perdida. E mostrando a Sua justiça, santidade e ira naqueles que se perderam eternamente. 

A Soberania de Deus não anula a responsabilidade humana. O fato de que Deus é soberano e que Ele faz o que Ele quer, não anula a sua responsabilidade pelas escolhas que você faz, pelas decisões que você toma, pelos erros que você comete. 

O nosso coração se recusa a aceitar a Graça de Deus. Como é difícil pra nós, nós não sabemos o que é Graça, misericórdia, pela qual Deus nos concede livremente o seu perdão. Talvez você até esteja O buscando, mas no seu íntimo a sua confiança está em alguma coisa que você é ou pensa que é. 

Se você morresse, chegasse na porta do Céu e Jesus perguntasse: por que você deveria entrar no Céu? Você só tem uma chance de responder. O que você responderia?

Se a sua resposta tiver algum elemento que mostre que você está confiando em você, a porta vai se fechar na sua cara! Porque só há uma resposta correta a essa pergunta. E a resposta é: Porque o Senhor morreu por mim! Porque o Senhor sofreu por no meu lugar, levou a minha culpa, pagou a minha dívida, e por causa do que o Senhor fez Deus me justificou e me vê como Justo. Só por isso, o Senhor é a minha única esperança. Se o Senhor não me salvar ninguém mais pode me salvar, muito menos eu. 

Se você for para o Céu, é Graça de Deus. 
Se você for para o inferno, a culpa é sua.

Romanos 9


Nenhum comentário:

Postar um comentário