O propósito da Lei que Deus para a nação de Israel é a pessoa de Jesus Cristo. Como os judeus rejeitaram, isso significa que eles não se sujeitaram. O caminho é Cristo para a justiça de todo aquele que crê.
O que salva não é a sinceridade, mas o conhecimento. O que salva é a verdade! Se você crê sinceramente no erro, você será condenado do mesmo jeito que alguma pessoa que não quer saber de nada e que segue o erro de qualquer maneira.
Não há contradição entre a soberana eleição de Deus e obrigação da igreja, de levar o evangelho a todas as pessoas, em todo lugar, e orar pelas pessoas, mesmo sabendo que a salvação em última análise depende de Deus. Nossa justiça própria nos impede de conhecer, aceitar e nos sujeitar ao caminho de Deus para a nossa justificação.
Toda pessoa que quer ditar as regras e impor a maneira pela qual ela vai se relacionar com Deus, ela não vai se sujeitar ao caminho de Deus. Ou é o caminho de Deus ou é o seu. Não pode ser os dois. Não é você quem decide como você vai ser salvo. Você não pode estabelecer os termos da sua salvação. É Deus quem estabelece, ou você aceita ou você vai seguir uma religião que você inventa, como os judeus fizeram, e o resultado vai ser a perdição.
Porque só há uma religião que salva e é aquela que Deus revelou nas Escrituras, que é mediante a fé em Jesus Cristo e não há outro caminho. Se você tem esperança e pensa que vai ser salvo pelos seus méritos, sua justiça, seu esforço e moralidade, você está criando um caminho que não é o de Deus e, portanto, está excluindo você mesmo do caminho da salvação que Deus havia revelado. Você vai ficar cego espiritualmente e não vai perceber a verdade.
Não há possibilidade alguma de perdão e reconciliação com Deus se você rejeitar o caminho Dele, que é Jesus Cristo e Ele crucificado. Você pode ter noções erradas sobre outras áreas do cristianismo: batismo, escatologia... isso não vai impedir você de entrar no céu. Mas sobre a salvação, você precisa estar seguro de que a sua única esperança é Jesus Cristo e não você ou nada que há em você, mas a obra completa Dele completa na cruz do calvário.
A salvação sempre foi do mesmo jeito: antes de Cristo ou depois de Cristo. Deus não tem dois métodos de salvação, Deus não tem dois povos, Deus nunca teve plano B, Deus sempre teve um único povo que foi salvo sempre da mesma maneira, o Evangelho sempre foi um.
Há uma unidade entre o antigo e novo testamento. Nós fazemos parte de um povo antigo. A igreja não começou em Pentecostes. A igreja começa no Éden, com a palavra da redenção: de ti virá o descendente que esmagará a cabeça da serpente (Gênesis 3.15)
Uma fé que não é professante, é inexistente!
Você nunca pode negar Jesus Cristo, se você crê que Ele é seu Senhor e Salvador. Isso tem que fazer diferença na sua vida, no seu trabalho, na sua escola, na sua família. O cristianismo não é uma religião individual que você guarda pra você. Mas é uma religião confessante, ela é pública! Ela compromete aquele que diz que crê, ela exige um compromisso. Se você crê no seu coração que Jesus ressuscitou dos mortos pelo poder de Deus, então seja coerente com isso no dia a dia.
Quando a Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas significa que Deus não tem diferentes métodos de salvação para as pessoas, como se de repente algumas pessoas fossem mais privilegiadas do que outros. Não há distinção neste ponto. Todas que serão salvas, serão mediante a fé no Messias, não há outro caminho. Deus não vai fazer diferente, porque são todos pecadores.
O fato de que dentre a humanidade perdida, Ele escolheu quem Ele quis para ser salvo, ouvir o Evangelho, se converter não é fazer acepção de pessoas. Porque ninguém tem o direito de ser salvo, porque todos pecaram e carecem da glória de Deus. E Deus não é obrigado a dar isso a ninguém, Ele dá a quem Ele quer e ao fazer isso Ele não está fazendo distinção de pessoas, porque esses que foram escolhidos por Deus serão salvos do mesmo jeito, da mesma forma, seja homem, mulher, negros, judeus, gentios...
Quem é você para discutir com Deus se Ele quer salvar um e não quer salvar outro?
Romanos 10