domingo, 21 de abril de 2019

Como ter paz em tempos de guerra?




A justificação do pecador se dá aqui e agora, de maneira completa e terminada, mediante a fé em Jesus Cristo. Não é algo que precisamos esperar para o dia do Juízo. 

Antes de ser justificados dos nossos pecados, estávamos em guerra com Deus. Porque Ele é santo e nós afrontamos a Deus, quebrando a sua lei e desafiamos a Deus pela nossa obediência. É como se disséssemos: eu não me importo com o que você pensa sobre adultério ou sobre olhar mulher dos outros ou sobre ser desonesto ou sobre ter inveja; eu não me importo que o Senhor considera essas coisas erradas, eu faço o que eu quero. Então todo pecado é um ato de guerra contra Deus. 
E Deus por sua vez reage ao desafio dizendo: É assim? Então você está debaixo da minha ira e da minha condenação. Você já vai começar a sentir nesse mundo os efeitos da minha ira e no dia do Juízo eu derramarei sobre você a minha ira completa. Isso significa sofrimento eterno no inferno.

Ou seja, a relação do homem com Deus é de guerra. Não há neutralidade. Se você não está reconciliado com Deus você está no estado de guerra contra Ele e Ele contra você. Mas uma vez que Ele nos justifica desses pecados, toda causa da austeridade é removida. E portanto, não estamos mais em guerra. Justificados pela fé, nós temos paz com Deus. Deus não tem mais nada contra ela. Porque o que Ele tinha contra essa pessoa, Deus já castigou em Jesus Cristo. Jesus já recebeu todo o castigo que aquela pessoa merecia. Portanto, Deus não tem mais nada contra nós e nosso coração está em regozijo e gozo em relação a Deus. A paz com Deus é o resultado da justificação. 

Nós estamos diante do Rei do Universo, criador de todas as coisas, Soberano. Como que eu me aproximo Dele? Como eu tenho acesso à presença Dele? Agora, através da justificação, eu não estou mais em guerra contra Ele e tenho acesso a Deus. Eu posso chegar à presença de Deus. Isso só é possível mediante Jesus Cristo. 
Deus não vai mudar o seu veredito sobre nós porque foi selado com a morte de Cristo. E é isso que vai nos garantir a salvação eterna. Não os nossos méritos, mas o que Deus fez na cruz do calvário, em Cristo Jesus. 

Tribulação é tudo aquilo que neste mundo nos causa sofrimento, que testa a nossa fé e o nosso caráter. Todos nós estamos sujeitos a passar por esse tipo de coisa. A diferença entre nós e os que não foram justificados pela fé, é que a pessoa que não conhece a Deus, procura alívio em coisas ilícitas, amaldiçoam a Deus e reagem muito mal ao sofrimento quando não tem essa âncora, que é a certeza do perdão de Deus por elas. Mas a pessoa que foi justificada em Cristo Jesus, ela tem a atitude de gloriar-se no próprio sofrimento. Gloriar-se é se alegrar. Não nos gloriamos nas tribulações porque é algo prazeroso. Não é! A tribulação é desagradável, traz dor, traz sofrimento. E Deus não quer que a gente ignore isso. No meio de todo esse sofrimento, nós podemos olhar para essa dor com a atitude de glória: Eu me alegro no final, mesmo que eu esteja sofrendo com isso, eu tenho uma alegria íntima com tudo isso.

Por que? Porque nós sabemos porque Deus deixa os seus filhos sofrerem. O alvo de Deus é nos aperfeiçoar, é melhorar o nosso caráter. O caminho de Deus para que você seja completo é o caminho da cruz, e Jesus nunca enganou ninguém. 
É impossível ser justificado e não ter o Espírito Santo. Quando Ele nos perdoou os nossos pecados, Ele nos deu o Espírito Santo como garantia que vem morar em nosso coração. E nos momentos de sofrimento, esse Espírito nos convence do amor de Deus por nós. 

Cristo não é o cabeça da humanidade toda, mas daqueles que são seus. A pergunta "Por que os inocentes sofrem?" não faz sentido. Porque não existem inocentes, a raça toda caiu. A salvação nunca pode proceder da raça humana. Não tem como vir da raça humana a solução pra situação de miséria que nos encontramos. Nenhum ser humano pode suprir o que falta ou de alguma forma alcançar algum mérito diante de Deus que elimine o juízo de Deus. 

Se Deus sabia que tanta gente ia pro inferno, por que Ele fez isso? Porque isso faz parte do plano de Deus, onde no final a sua Graça vai triunfar. E a Graça só pode ser entendida, avaliada e apreciada, se você a lançar contra o contorno da morte, do desespero, da desgraça e da condenação. No plano que Deus articulou desde a eternidade e não havia outra maneira na sabedoria de Deus. A morte, a desgraça, a miséria e a condenação entraram no mundo para que no final reinasse a graça para a justiça, para a vida eterna mediante Jesus Cristo, Nosso Senhor. 

De maneira simples, o porque Deus permitiu o mal no mundo, porque o mal entrou no mundo, porque Deus sabendo de tudo deixou que acontecesse... a resposta é essa: para a sua própria Glória. Para que no final, onde superabundou o pecado, superabundasse a graça. Essa é a história da redenção.

Referência: Romanos 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário