domingo, 1 de janeiro de 2017

Simul Justus et Peccator



O primeiro culto realizado no mundo foi registrado no livro de Gênesis, no qual Deus chama Adão e Eva a cultivarem o mundo. Isso é culto. Aquilo que acontece nas igrejas é outra coisa e pode ser definido como reunião. A reunião acaba, mas o culto nunca termina. Além disso, ao contrário do que dizem por aí, você não ganha nada a mais por dar o dízimo. Porque já ganhou tudo para viver bem. Um dos motivos do dízimo é a compreensão de que agora somos uma família e o “nós” antecede o “eu”. E se você não entendeu que agora somos escravos de Cristo, é porque você ainda é escravo dos seus domínios.

Nossa, mas por que falar disso aqui? Porque o Evangelho é a melhor notícia, vindo da pessoa mais importante, sobre o assunto mais urgente para as pessoas mais carentes. Pela fé, não preciso mais confiar em mim, porque em mim não há nada de confiança. Só há alegria de verdade quando se entrega totalmente nos braços de Deus.

O texto bíblico de hoje está no primeiro capítulo de Filipenses, versículos de 3 a 11. A carta de Filipenses é considerada a carta da alegria. Se trata de união. Não existe comunhão se não temos nada em comum. O que faz a Igreja ter comunhão é quando colocamos aquilo que pode nos tornar em comum: servir.

Existe algo que não pode parar nenhuma comunhão: oração. A vida começa em oração. Infelizmente, a maior religião no mundo chama-se consumismo, pois oramos a Deus e nos relacionamos pelo consumo do que o outro pode nos oferecer.

Só o Espírito Santo transforma, mas precisamos ser cooperadores do Reino. No discipulado de Jesus, primeiro se perde, se rende, se arrepende; porque não conseguimos ter comunhão até deixar nossos interesses de lado. A obra é de Jesus, os meios são de Jesus. Ele nos sustenta, Ele vibra conosco, Ele é a mão invisível que guia a nossa vida.

Só é possível ser comuns sendo diferentes socialmente, quando a Graça nos alcançou.

Como você ama a Deus se não se propõe a conhecê-Lo? Para que o amor aumente deve haver conhecimento. Só o conhecimento vai levar você ao ponto de conhecer a Deus e conhecer a si mesmo. Se quer amar mais, se parecer mais com Jesus, conheça mais. Quando aumentamos o conhecimento de Deus, aumentamos a comunhão e a misericórdia. Se você não conhecer a Deus, não vai perceber o mundo aos olhos de Deus, e não vai ter comunhão.

Os maiores prazeres começam com disciplina e sacrifícios. O que é eterno custa caro diante de um mundo de facilidades. É Deus quem faz. E ele te chama a fazer parte do joelho dobrado. O cristianismo não pode ser banalizado por nossos sonhos materiais. Nossa preocupação não deve ser no resultado, mas em conhecer e perceber. Porque isso nos fará amar mais.


Referência: Filipenses 1, 3-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário