domingo, 15 de janeiro de 2017

Não existe livre-arbítrio







Dos quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João), Lucas teve a preocupação de ordenar os fatos. Os judeus esperavam o Messias (Lucas 11, 19-20). Jesus não está somente interessado em salvar pecadores, mas também em abrir os olhos dos religiosos. A religiosidade piora o homem, porque ela é cada vez mais usada pelo diabo (Lucas 11,26). Quando Deus se torna um meio, Satanás ri na nossa cara. As trevas não querem se exaltar. Elas querem que você se exalte. Em Lucas, capítulo 11, nos versículos 17 e 18, Jesus confirma a existência de Satanás. Belzebu é mesmo que Baal zebu (deus dos filisteus) e seu nome significa deus das moscas. Jesus é mais forte que Satanás (Lucas 11, 21-22). Por isso, Satanás não busca destruir aquilo que não vai destruir nosso relacionamento com Deus.

A maior batalha espiritual é na construção do pensamento. Mais nos púlpitos do que no joelho dobrado. Se intercessores oram, mas nos púlpitos se prega bobagem: bobagem prevalecerá. A igreja perece, não por falta de oração, mas por falta de ensino.

Quando o ódio ocupa nossa vida, perdemos a capacidade de pensar. Um cristão maduro é capaz de no meio da tribulação, parar e analisar com ajuda do Espírito Santo. Não existe neutralidade na vida e no homem. O homem é mau. Um cristão neutro é um religioso que tem Deus para si, mas não aceita o que Deus fez na vida do outro. Se você não está no caminho de discipulado de Jesus, você é uma pedra de tropeço.

Todos que estão no pecado, estão dominados pelo mau. Somente Jesus nos liberta. Se eu não deixo Jesus controlar minha vida, sou controlada por outra força. Ninguém escolhe nada sem qualquer influência. Não existe livre-arbítrio. Ou somos influenciados pelo Espírito Santo, sendo forjados imagem e semelhança de Cristo, ou somos influenciados pelo mundo.

A autoajuda está tão presente nas igrejas, porque satisfaz o ego e faz as pessoas voltarem. Jesus não é um meio para realizar sonhos. Jesus veio para mostrar que os seus sonhos são pequenos demais. A boa nova é que se Jesus começou a boa obra em nós, Ele irá terminá-la, porque Ele é capaz.

Tudo o que dói (quando achamos que estamos certos), Jesus vai nos transformando. Obedecer não é dizer “Sim, Senhor!” mas se mover na direção. A fé tem pernas. O maior projeto de felicidade que um homem pode ter: conhecer a Deus. No mundo quanto mais você trabalha, mais longe se vai. No reino de Deus, quanto mais você se rende, mais longe se vai.


Referência: Lucas 11, 14-28




Nenhum comentário:

Postar um comentário