domingo, 10 de fevereiro de 2019

A diferença do cristianismo e as outras religiões



De todas as religiões do mundo, todas elas ensinam a fazer o bem, a cuidar bem do seu próximo. Nós falamos de paz, de bondade, de perfeição. Então, qual a diferença entre a igreja e estes outros? A escada é a mesma, logo, as dificuldades são as mesmas. A diferença é a graça e o mérito. Graça é alguém te puxar e te ajudar a subir. Mérito é o outro tentar subir pelo seu próprio esforço. As cartas de Paulo falam disso. A carta de efésios trata do plano de Deus para a criação, para a restauração da criação. Éfeso é uma cidade mística, influenciada pela bruxaria, tem o templo de Diana, deusa da caça e da fertilidade. A mulher maravilha é em homenagem a essa deusa. Quando os efésios se converteram ao cristianismo, eles queimaram os seus livros de feitiçaria. 

Santidade é separar. São aqueles que pertencem a Deus e foram separados de todo o mundo para ser Dele. O pecado só vai sair da sua vida, porque Ele te separou. Nós somos teimosos, nossa natureza sempre vai querer o pecado. E Deus sempre vai te levar, porque Ele tem um compromisso com você, Ele quer você. E é por isso que o pecado vai deixar a vida de vocês. Ele fará uma obra em nossa vida, para que cheguemos ao último degrau. Não existe opção. Ele vai te ajustar, vai doer e quando você entender isso vai doer menos. Se você fizer o que bem entender, é porque você não foi salvo. Aquele que foi salvo em Cristo, cada dia pra ele incomoda, porque ele está pecando. E isso gera conhecimento de Deus. Por que Deus age assim? Eu não sei. Eu só sei que Ele me ama. Eu não sei o que leva esse Deus a me amar desse jeito. Amar é conhecer e aceitar o que o outro é. O que você é, não é suficiente para afastá-Lo.  

Nós sofremos muito pelas coisas que temos e não temos. Pelas pessoas que perdemos. E Deus nos consola por isso. Mas isso no plano de Deus é irrelevante, porque no final das contas Ele deu tudo, que é você estar ligado de novo a Ele. Não existe morte ou vida. Tudo é menor diante da sua relação com Deus. Seu problema já está resolvido, agora você precisa aprender a deixar que Ele te guie na caminhada. 

Nós somos escolhidos para ser filhos de Deus? Por que? Não sei. Se realmente você entender que não vale nada e que Deus te resgatou, você não tem coragem de olhar pro outro e se sentir orgulhoso. Se você conhece a Deus e está cheio da Graça Dele, você se sente incomodado por ser salvo e o outro não. Você se torna um intercessor. A igreja tem que ser intercessora. Existe uma corrupção da interpretação do pecado. Há pessoas que corrompem a eleição e falam assim: Deus me escolheu, eu sou eleito e eu posso fazer qualquer coisa que ele tem que segurar a onda. Isso é do demônio! Aí vem outro e diz: Não, tem que ser pelo meu esforço,  porque se eu chego o outro também pode chegar. Isso também é demoníaco! Aquilo que não vem de Deus, é do diabo. 

Aquele que conhece a Deus de verdade, passa a amar o outro de qualquer maneira e se incomodar porque não é melhor que o outro e quer que o outro também participe da família de Deus. É isso que Deus quer. O que nos destrói é ter certeza que fomos escolhidos. A nossa justiça é trapo de imundície. Deus não escolhe ninguém para ir para o inferno. É bem pior que isso. Todos já estão lá, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. O ser humano já nasce condenado. Por isso que se chama Graça. Porque fomos resgatados. 

Como saber que estou no caminho certo? A garantia é o penhor e o penhor se chama: Espírito Santo. O pecado cometido por nós machuca, incomoda, você se sente mal com isso. Se você peca constantemente e não se sente incomodado, querido, você não é de Deus. É o Espírito Santo no seu coração que te incomoda. Você pode até errar, ser injusto, passar do limite com a pessoa, mas você não vai conseguir dormir numa boa. O que nos garante que vamos chegar inteiros no último dia é o Espírito Santo que lhe foi concedido. E como eu sei que tenho o Espírito Santo? É o seu relacionamento com o pecado, como você se comporta e ora para que o pecado te constranja e te incomode. 

Graça é algo que nós temos que compreender, porque é a diferença que nós temos em relação a todos os outros. Nós temos certeza que não damos conta de chegar até Deus mesmo. E Ele nos procura, coloca no colo e nos leva. Temos que aprender a depender a cada dia de Deus e do seu Espírito Santo pra chegarmos naquilo que Ele tem preparado pra nós. 

Deus te elegeu no amor Dele, na vontade manifesta Dele, antes que o mundo fosse mundo. Nada muda o fato de Deus ter manifestado a vontade Dele em amor e nos escolhido para ser santos e irrepreensíveis. Uma vida cristã equilibrada tem o louvor que damos a Deus conectado com a oração. Aquilo que a gente ora diz muito sobre nós. Quer conhecer uma pessoa? Conheça as suas orações. 

A maioria dos nossos problemas são porque não compreendemos inteiramente quem somos e não conseguimos viver de acordo com a identidade que temos. Quem te dá a sua identidade é o seu Pai. Não são os seus atos que te identificam. Não é você que escolhe a sua identidade. Não são seus méritos que fazem você ser quem é. Você não tem condições de subir um só degrau e é por causa disso que o Filho desceu ao nosso nível e nos alcançou e nós estamos Nele. Precisamos compreender isso: uma coisa é você ser alguém e outra coisa é entender o que você é. Eu posso ser riquíssimo em Deus, mas se o Espírito não abrir os olhos do entendimento, eu não verei essa riqueza. 

A sua vida tem sido organizada em torno de que? Com o que você tem gastado seu tempo, seu dinheiro, seu talento, suas possibilidades, seus dons, o que Deus tem de dado? Será que é em torno do chamamento de Deus? 

Referência: Efésios 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário