domingo, 30 de julho de 2017

Para que estudar teologia?



Por que Deus nos chamou para pregar o Evangelho. Não existem várias interpretações, mas sim a coerência de quem está escrevendo para quem está lendo. O filactério era tipo caixinha colocada na testa e no braço esquerdo (para guardar a palavra na mente e no coração) com textos da Bíblia. Quanto maior a caixinha e os textos, quanto maior a oração, mais espiritual era.

O fariseu é legalista, quer se afastar tanto do pecado que vira extremista. O saduceu não acredita no mundo espiritual, é materialista, frio. Já o escriba tem domínio da Escritura, resolvia questões judaicas, fazia parte da elite teológica. Ninguém estava do lado de Jesus. Ele não quer fazer acordo com nenhum grupo. Ele quis falar a verdade. Por isso Ele vai sozinho para a cruz.

Naquela época, o homem vivia menos que a mulher (ia pro campo, era assaltado, morto por feras). Quando um homem casado morria, seu irmão se casava com a mulher dele e tinha relações (não por prazer) para que a herança não saísse da família. Era apenas uma questão de sobrevivência. Na vida eterna, não haverá morte. Então para que ter descendentes? Ou seja, não é necessário se casar.

Poligamia: homem tem várias mulheres; poliandria: mulher tem vários homens; Lei do levirato: casa para ter descendência, manter seu nome. A viúva na Bíblia era considerada reprovada por Deus, porque Deus tinha tomado seu marido e filhos. A oferta da viúva dava para comprar 3 refeições no dia. Ela ofertou o que ia comer no dia, porque confiava que Deus ia prover e sustentá-la no dia seguinte.

Todo filho, enquanto o pai está vivo, tem que honrá-lo e obedecê-lo. O pai é senhor do filho. Por isso que Abraão sai de casa, para não desobedecer seu pai e para se tornar pai de muitos. Então, como pode ter Davi um filho (Messias) e ser menor do que Ele? (essa é a pergunta que Jesus faz aos escribas) Para o seu filho ser maior do que ele, teria que ser divino. Só uma coisa poderia ser maior do que Davi: o próprio Deus.

 “Não nos deixe cair em tentação” Você só não peca porque Deus não deixa. Porque se Ele deixar você cair em tentação, você se perde. Por isso que o maior mandamento é amar ao próximo como a ti mesmo. Porque nós amamos a nós mesmos. Você se acha melhor do que Deus. Se você pudesse voltar atrás e mudar sua vida, você mudaria, porque só pensa em você.


Referência: Lucas 20, 27-47 ; 21, 1-6 

domingo, 16 de julho de 2017

Jesus veio diferente da forma como estavam esperando



Você não precisa levar alguém para a igreja para ela aceitar a Jesus. Você mesmo pode conduzi-la até Jesus. Nosso objetivo é não confiar as pessoas aos métodos, mas dar a eles o que recebemos de graça.

Lucas escreve para os gregos (que ansiavam por sabedoria) e lhes mostra a perfeição de Jesus (o homem perfeito) pela humildade. Do capítulo 19 a 24 do Evangelho de Lucas o tempo se discorre em uma semana. É chamada de “A semana da Paixão”.

Era comum a hospitalidade e que as pessoas emprestassem os seus animais aos grandes rabinos. Jumentos eram usados para procissões civis (Zc 9,9-10), cavalos eram usados para entradas triunfais militares. Jesus entra como o Rei da Paz. Os salmos 113 a 118 eram usados na Páscoa durante a romaria. Hosana significa “Salva-nos Senhor” (Salmo 118, 25-29). Jesus chora quando é exaltado pela multidão, porque Ele sabia que parte dessa multidão ia gritar: Crucifica-o!

O meu ego me impede de enxergar o verdadeiro Rei: Jesus. Ser sóbrio deve ser característica de todo cristão. Sobriedade é conseguir parar, estar fora do contexto e não ser influenciado por ninguém, mas enxergar o propósito de Deus.

O problema não era o que eles estavam fazendo (vender), mas ONDE e COMO estavam fazendo. Estavam fazendo a coisa errada porque os gentios não “mereciam a salvação”.
Hoje, depois que Jesus cumpriu sua missão, não existe mais a casa de Deus. Nós somos o templo do Espírito Santo. Nosso problema não é vender na igreja, mas nos desfazer dos outros e da vocação de Deus para ir até o outro.

Referência: Lucas 19, 28-48


domingo, 2 de julho de 2017

Ou você é servo ou não é. Não existe meio termo



O dízimo é um princípio de família. Quando eu entendo que Jesus se doou por mim na cruz, eu me sinto obrigado a dar tudo o que tenho, até o meu dinheiro. É por causa dessa entrega de amor, que nós podemos nos entregar aos outros.

O Reino de Deus é o governo de Deus no coração do homem. Enquanto Deus não governar o coração do homem, nada que o homem fizer dará resultado. Ou você é servo ou não é. Não existe meio termo.

Podemos estipular padrões humanos, mas no final das contas, Ele vai perguntar: O que você fez com a mina que eu te dei? A mina não é minha. É de Deus. Mas trabalhei com ela para melhorar e aumentar rendimento.

Se você não é fiel no pouco, não vai ser fiel no muito. Você recebe pequenas oportunidades para crescer como servo de Deus. Você só receberá minas maiores se souber lidar com o pouco.

Nós dizemos que temos a verdade, mas onde está o governo de Deus no coração do homem?

Referência: Lucas 19, 11-48