domingo, 17 de junho de 2018

Igreja não é lugar de afinações



A realidade do pecado é estarrecedora em nós. Por isso precisamos da Palavra de Deus todos os dias em nós. A relação verticalizada com Deus leva automaticamente a uma relação horizontalizada com o outro. A individualidade Deus não tira de ninguém, o que se tira é o individualismo. 

A gente busca afinidade. Igreja não é lugar de afinações. É lugar de diversidade, de percepções de mundo diversas. Só o Espírito de Deus pode reunir a diversidade em um mesmo local. E como Paulo acredita que Jesus está reunindo esse povo, ele não desiste da igreja de Coríntios. 

Como o pecado é grave, a gente deturpa até as coisas que vem de Deus. A igreja de Corinto estava trazendo a bagagem do mundo pagão para dentro da igreja e eles acreditavam que o dom recebido de Deus era alcançado por mérito. As pessoas começaram a buscar posição de destaque dentro da igreja. E buscavam o poder de Deus para sua própria salvação. Mas quando se busca a vontade de Deus, o poder Dele está subjugado. Buscar a vontade de Deus não é fácil. Porque ela pode nos contrapor, até no próprio poder. 

O que vamos viver na Glória jamais terá espaço para a salvação de alguém que se resolveu sozinho. O orgulho de caminhar sozinho não faz parte do que é a construção da igreja fundamentada em Cristo. 

Dom é dádiva. Você não tem mérito. É o Espírito Santo quem decide por livre vontade a quem dá e vocaciona-o. Pra você chorar com a contrição necessária ao arrependimento, você já está abençoado. Porque senão você não vai chorar com nenhuma contrição. Abençoados vocês já são ao exercer misericórdia. Porque só um abençoado exerce misericórdia. 

Satanás é repetitivo. O que ele faz é desfocar o ser humano das dádivas de Deus. Como se Deus estivesse sempre errado. E quando somos convencidos de que Deus está errado, a primeira coisa que surge no coração humano é um estado de descontentamento e ingratidão. Que é contrário a toda adoração devida a Deus como criador, porque a gente é desfocado. 

O Evangelho começa a corrigir essa distorção. Tudo é dádiva. Você tem muito mais dádiva do que sofrimento. Mas o problema é quando a sua noção de dádiva é correspondente aos seus desejos. Porque Deus tem que se adaptar às suas mesquinharias. 

O fundamento da igreja deve estar em Cristo. O perdão e o arrependimento é o que dá capacidade a essa igreja de não se matar. A unidade é mantida quando Cristo é o fundamento, e o Espírito ensina a ter paciência. 

Referência: 1Co 12, 12-31

Nenhum comentário:

Postar um comentário