Deus nunca lida conosco com medo. Mas com temor.
O medo faz você tirar a atenção de Deus. Você tem mais medo da ação de Satanás do que do seu Senhor. E ai você lida com seu Senhor com medo de Satanás te atacar. Você é refém do medo.
A religião trabalha se sustentando sobre o medo e a culpa. O Evangelho não. O Evangelho vem te libertar de todo o medo e te trazer a percepção do acolhimento e amor de Deus. O Evangelho trabalha sob a perspectiva da Graça. Porque não há nada que você tenha feito que pode fazer Deus se virar para você porque você mereceu. A Graça te livra da culpa. Deus te perdoa por vontade própria. Não porque você merece.
O Evangelho não lida com o medo e a culpa. O perdão retira a culpa.
Se você não se nutrir da Verdade de Deus que combate à força operante do pecado, o pecado vai ganhar. Enquanto a ressurreição não acontecer, você vai lidar com a força operante do pecado no seu coração até o fim da sua vida. A imagem é só a expressão da idolatria que já cunhou o coração. A idolatria mais perigosa é aquela que não tem imagem.
Os três primeiros mandamentos são verticais. Se você não cumprir esses três, todos os demais despencam. Se você não tem Deus como seu único Deus, você vai desprezar os que cuidaram de você, não vai honrar seus pais. Não despreze quem despendeu tempo pra cuidar para que você sobrevivesse.
Não mate, porque foi Deus quem deu a vida é só Ele pode tirá-la.
Não adultere, porque se alguém entregou a história dele pra você cuidar, você é responsável até o fim pela história do outro.
Não roube, porque isso é falta de reconhecimento de quem Deus é na sua vida.
Se você não reconhece o lugar de Deus na sua vida, todas as outras relações estarão trincadas. O temor é um reconhecimento de quem Deus é.
A maior ambição que o Evangelho pode nos dar é de crescer como pessoa para o que podemos ser. Mais parecidos com Jesus. A beleza da vida de um cristão é que ele cresce com segurança em Deus. Quando conseguimos clamar pelo socorro de Deus, já é sinal que o próprio Deus conseguiu quebrar nosso coração para pedir por Ele mesmo. O primeiro chamado de Deus não é ide. É volte. Pra Ele.
O jejum não muda o coração de Deus. O jejum serve pra mudar o meu coração. E mostrar que existe uma fome maior do que de carne. Mas sim fome Dele. Deus não se impressiona com seu choro, sua voz elevada, mas somente com seu arrependimento. Na boca de um mentiroso até a palavra de Deus vira mentira. Porque as pessoas não estão olhando o que a gente fala, mas como estamos andando. Nenhuma música, pregação converte as pessoas a Jesus, se o Espírito de Deus não atuar.
Referência: Livro de Joel